Música que transforma vidas




Foto dos alunos da Escola de Música, cedida por Ernesto Von Ruckert

O estalar de dedos. Vinicius de Moraes. O canto de um pássaro. Elis Regina. O ranger de uma porta. Música, essa é a palavra que interliga tudo isso. Com a liberdade de pensamento e as amplas definições que me permitem a atualidade, defino música como: a combinação de sons de maneira agradável ou nem tão agradável assim aos ouvidos, ou a expressão de sons e porque não barulhos e ruídos, da natureza, dos homens e dos objetos sem vida.

Ainda seguindo a mesma lógica, apresento algumas situações nas quais a música está presente. Existe a música dos artistas, que vivem e dependem dela para viver. Existe a música dos que sabem tudo de um estilo, de um instrumento, de um artista. Existe a música dos que incorporam a música no jeito de ser, pensar ou agir. Existe a música dos que utilizam a própria música para transformar realidades e modificar vidas.

Nesse último caso, Luiz Clairmont, um apaixonado por música clássica, criou um projeto que une uma orquestra à uma escola de música. O público alvo são crianças carentes, que graças a essa iniciativa tem a oportunidade de tocar as pequenas mãos, de 5, 6,7 anos em violinos, violas e contra , em uma viola...

Quando entram na escola as crianças recebem um instrumento e passam a ser responsáveis por esse instrumento. Para ingressar é preciso comprovar que não se pode pagar pelas aulas, para continuar é necessário tirar boas notas no colégio e ter freqüência exemplar nas aulas de música, explica Tiago Luiz Costa e Silva, professor da escola de música.

Tiago, aliás, é um ex aluno, que virou professor. Hoje quando vê seus alunos tocando em apresentações ele diz que se sente emocionado e lembra de quando era pequenininho, bem no começo da sua história com a música.

A metodologia utilizada com as crianças é diferenciada, fala o professor, primeiro o aluno tem contato com o instrumento, com seu universo de sons, a teoria nessa primeira etapa é bem superficial. Depois de um tempo, ensinamos a teoria mais aprofundada, também com o tempo o nível de cobrança aumenta. A criança que chegou aqui apenas com expectativas e vontade de aprender, amadurece e se transforma em um profissional de música.

O projeto existe há quinze anos e atualmente dá ritmo e transforma em som o talento de mais de 70 alunos. Que tipo de música que eu prefiro? Com certeza, aquela que modifica vidas e transforma realidades.
comentários gerenciados pelo Disqus