Música é uma forma de arte que constitui-se basicamente em combinar uma sucessão de sons e silêncio agradável, ritmada e organizada ao longo do tempo. Mais do que isso, música é um universo que faz parte da vida de todas as pessoas, seja no momento de lazer, na educação ou até mesmo em tratamento médico.

Por ter essas diversas facetas, escolhemos a palavra para ser o tema de hoje no Território Livre. Nas reportagens discutimos a influência que a internet tem na adaptação que a indústria fonográfica tem sofrido nos últimos tempos, falamos sobre o ensino de música clássica a crianças carentes e também sobre a musicoterapia. Você confere durante a semana mais detalhes sobre esses assuntos nos nossos posts. Agora, você pode escutar, no player abaixo, o programa exatamente como foi transmitido na rádio Universitária FM (100,7).

Território Livre: Música

O tema da entrevista desse programa foi o músico viçosense Hervé Cordovil. Ele nasceu em 3 de fevereiro de 1914 e faleceu no dia 16 de julho de 1979. Seu gosto pela música surgiu logo na infância, principalmente por influência da mãe que se dedicava de forma amadora à música. Entre os grandes sucessos de Hervé estão Vida de Viajante, em parceria com Luiz Gonzaga e a versão em português de Biquini de Bolinha Amarelinha.

Quem nos contou um pouco sobre a obra do músico foi o maestro do Coral da UFV e do Coral Nossa Voz, Rogério Moreira Campos. Na conversa, o maestro destaca como foi descoberto que Hervé era natural de Viçosa e também suas composições mais famosas. Escute no player abaixo a entrevista na íntergra.

Entrevista com o maestro Rogério Moreira Campos sobre Hervé Cordovil
comentários gerenciados pelo Disqus