Hoje no Território Livre debatemos a palavra Proteção. As reportagens foram relacionadas à necessidade do cuidado com a criança, legislação ambiental e a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis. Nos próximos posts você vai poder acompanhar como foi a elaboração das reportagens e mais detalhes sobre os assuntos abordados no programa dessa semana. Se você não escutou o Território Livre na Rádio Universitária FM (100,7) ou quer escutar  mais uma vez,  confira no player abaixo o programa que foi ao ar.

Território Livre: Proteção

Falamos hoje também sobre as câmeras de vigilância em Viçosa. O secretário municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Ramon Fernandes, conversou com a gente no estúdio sobre os novos equipamentos de segurança instalados na cidade.

O município de Viçosa tem cerca de 70 mil habitantes. Entretanto, o nível de criminalidade para uma cidade desse porte é desproporcional (se é que podemos mensurar um índice como esse). Isso com certeza incentivou a prefeitura a instalar as câmeras no centro da cidade. Com as ruas monitoradas, os criminosos - em tese - pensariam duas vezes antes de agir o que, consequentemente, traria mais proteção aos viçosenses. Mas, será que a população está realmente protegida com essas câmeras?

Londres, por exemplo, tem mais de 10 mil câmeras nas áreas públicas da cidade, mas apenas um em cada cinco crimes é solucionado por meio delas. Esses dados podem servir como um indicativo de que o monitoramento não previne as ações criminosas, ao menos em uma cidade com as características de Londres (que é bem diferente da realidade de Viçosa).

Aqui no Brasil o investimento no vídeo-monitoramento tem aumentado. Mesmo assim, frequentemente encontramos. notícias falando sobre falta de eficiência desses sistema.
Para ler mais sobre o assunto, recomendamos o blog Dispositivos de Visibilidade e Subjetividade Contemporânea.
comentários gerenciados pelo Disqus